14 novembro 2008

ANVISA ANUNCIA NOVA TABELA DE FENILALANINA PARA 2009...


A nova Tabela de Fenilalanina indicará a quantidade dessa substância presente em diversos alimentos. O objetivo é orientar a dieta dos portadores de fenilcetonúria, uma doença que compromete o metabolismo de proteínas e requer alimentação controlada.Dentro de um ano esta tabela estará disponível no site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e também em versões impressas que serão distribuídas em centros que fazem o acompanhamento destes pacientes.

De acordo com os coordenadores deste trabalho, como a tolerância à fenilalanina é muito variável entre os pacientes, e em alguns deles é muito pequena, para evitar os riscos aos pacientes mais graves, a tabela será desenvolvida sempre com um fator de segurança. Ao invés de usar a média das análises realizadas, serão usados, sempre, os maiores valores encontrados.Além de se basear pela nova tabela, médicos alertam que é imprescindível receber orientação profissional sobre o consumo dos alimentos para controlar corretamente sua dieta diferenciada.

A tabela é uma alternativa proposta pela Anvisa frente à ação civil pública do Ministério Público Federal que exigia a indicação da quantidade de fenilalanina nos rótulos de alimentos. Segundo a Anvisa, a medida é inviável pelo número de fenilcetonúricos no país ser relativamente baixo. Hoje é estimado um portador a cada 10 mil recém-nascidos.