22 março 2009

AZEITE, O GUARDIÃO DAS MAMAS.....


O fio de azeite extravirgem, que vai bem em saladas e pratos quentes, regando o corpo de benefícios como proteger o coração, dá provas de ser capaz de outra façanha: prevenir o câncer de mama. Ela acaba de ser observada em um dos laboratórios da Universidade de Granada, na Espanha.
Ali, bem diante dos olhos dos cientistas, seus componentes inibiram a expressão de um gene, o HER2, que dispara a forma mais insidiosa da doença. As lignanas e os secoiridoides, moléculas que fazem parte do grupo de polifenóis presentes no azeite, degradaram a proteína responsável por acionar os comandos desse gene.
Em níveis normais, a proteína associada ao HER2 regula a multiplicação das células mamárias, em excesso, porém, ela acelera a proliferação celular, contribuindo para o surgimento de tumores. É aí que entram os polifenóis. Implacáveis, eles aniquilam o excedente da tal proteína, restabelecendo o equilíbrio.
Em tese, essa proeza tornaria o azeite aliado inclusive das mulheres que enfrentam um câncer desses. Desacelerar a atuação do HER2 significa dificultar o crescimento de um tumor já existente.