01 janeiro 2009

MATE, O CHÁ DA VEZ..............


Pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina, notaram que três doses de uns 300 ml diários — ou quase 1 litro por dia — são capazes de diminuir em 13% o colesterol ruim, o LDL, e aumentar o bom, o HDL. Essa ação foi observada em amostras de sangue de 100 voluntários que incluíram a bebida nas refeições durante 60 dias. Especula-se que isso se deve às saponinas, substâncias que funcionam como uma espécie de detergente e reagiriam com ácidos biliares, impedindo a absorção da gordura pelo intestino.
Do outro lado do mundo, mais precisamente na Coréia do Sul, cientistas da Universidade de Yonsei acabam de chegar à mesma constatação: a suplementação com erva-mate na dieta de ratos diminuiu o peso, a gordura abdominal e a glicose. Ou seja, o mate é uma opção promissora na prevenção de doenças do coração. Além de prevenir placas nas artérias, a erva-mate combate radicais livres, moléculas que surgem naturalmente no organismo e que promovem a deterioração das células. Com isso, pode-se dizer que a infusão auxiliaria na prevenção de câncer. O mate contém um ativo chamado ácido clorogênico. Ele neutraliza a oxidação que forma os radicais por trás dos tumores. Os polifenóis presentes na planta também têm grande poder antioxidante.
Fique sabendo mais esta: uma xícara de chá-mate depois do almoço cai muito bem. Há indícios de que a infusão auxilie nos movimentos do intestino, favorecendo a digestão. Ela também estimula a produção da bile, líquido produzido pelo fígado e responsável por digerir gorduras.